Tempo de leitura: 4 MIN

A PRISÃO SEM GRADES DA VIOLÊNCIA PSICÓLOGA

#Direito da Mulher#Direito de Família#Direito Penal#Direitos Humanos

Compartilhar:

MAS ELE NUNCA ME BATEU… A SUTILEZA DA PRISÃO SEM GRADES

 

• VAMOS FALAR SOBRE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA • 

Definida pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), também pode ser chamada de “agressão emocional”. O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de controlar ou coibir suas ações e comportamentos, através de ameaças, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

Se tornou crime previsto no Código Penal, no artigo 147-B, desde julho de 2021. As mulheres são as maiores vítimas deste tipo de crime, porém muitas têm medo de denunciar, pois são vítimas de seus próprios companheiros.

❗️É possível solicitar medida protetiva de urgência. Neste caso, é preciso que a violência tenha sido praticada no contexto doméstico, familiar ou em relacionamentos amorosos.

A violência psicológica deixa marcas invisíveis no corpo, mas profundas em sua alma, em razão disso trata-se de forma de violência de difícil identificação e muitas vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais.

 

🔺 Como provar a violência psicológica?

É possível comprovar a violência psicológica utilizando a tecnologia a seu favor. Qualquer evidência das ameaças e manipulações, como prints de mensagens, gravar conversas, laudos profissionais e testemunhas.

 

O SILÊNCIO TAMBÉM MATA, DENUNCIE. LIGUE 180.

❗️Se te causa medo também é violência❗️

 

Precisa de uma advogada? Encontre uma próxima a você na nossa página inicial.

Escrito por:

Gabrielle Souza

Atuando com aquilo que acredito!