Tempo de leitura: 15 MIN
O divórcio é um processo complexo e emocionalmente desafiador, repleto de questões jurídicas, financeiras e familiares. Para as mulheres, em particular, tomar a decisão de se divorciar pode ser especialmente difícil, considerando as implicações emocionais e as incertezas quanto aos direitos e à guarda dos filhos, bem como as consequências financeiras envolvidas.
Todo divórcio é uma pequena tragédia, pois ninguém casa pensando em se separar. Existem muitos sonhos, histórias e planos interrompidos, e, claro, corações muito machucados. Contudo, se não há mais respeito, lealdade, amor e paz, assim como a falta de vontade conjunta de “tentar” e recomeçar, o divórcio ou a dissolução da união estável podem ser a solução.
Para as mulheres, em particular, tomar a decisão de se divorciar pode ser ainda mais doloroso e delicado, considerando as implicações quanto ao contexto de mudanças de rotina e lar, além da insegurança financeira e das garantias legais, que muitas vezes as deixam perdidas, sem saber o que fazer e por onde começar.
Nesse sentido, o planejamento pré-divórcio surge como uma ferramenta essencial para garantir que a transição ocorra de forma um pouco mais tranquila e segura, tendo objetivo de oferecer vantagens específicas para a mulher ao estar um passo à frente do seu marido ou companheiro.
O momento ideal para buscar uma advogada especialista em divórcio é quando surgir o sentimento de insatisfação e a vontade de encerrar a união. Antes mesmo de revelar essa decisão para o marido ou companheiro, é indispensável que a mulher procure uma advogada de direito de família para obter orientações precisas sobre seus direitos, quais ações deve adotar dali em diante para se precaver e as consequências legais envolvidas no seu contexto em particular.
Importante frisar que, o planejamento prévio de divórcio permite que a mulher esteja preparada e informada sobre seus direitos, tanto em relação à divisão de bens quanto à guarda dos filhos, além de ter a oportunidade de se organizar emocionalmente e financeiramente. Isso faz toda a diferença, pois proporciona uma maior segurança e empoderamento durante o processo de divórcio, seja consensual ou litigioso, para que possa recomeçar a sua vida com dignidade.
Ao longo dos anos da advocacia familarista, nos deparamos com erros muitos comuns entre as mulheres, os quais afetam negativamente e trazem por vezes prejuízos irreversíveis. Entenda que o plano de divórcio irá te auxiliar nesses momentos desafiadores, bem como te dará força e confiança para sair, inclusive, de possíveis ciclos abusivos de chantagens e ofensas.
A consultoria jurídica de planejamento de divórcio irá fazer que você evite os mesmos erros comuns de muitas mulheres, que são: não ter clareza dos direitos, tomar decisões precipitadas sem saber as consequências legais, não reunir todos os documentos necessários e fazer um acervo de provas para uma divisão de bens justa e equilibrada, não se organizar financeiramente, não saber para onde vai e se tem direito a pensão alimentícia, sair da casa comum do casal de forma impensada, não ter noção dos gastos mensais que terá após o término da relação, não pensar de forma estratégica em o que poderá flexibilizar e o que não irá abrir mão em caso de acordo, não elaborar uma proposta de guarda dos filhos, não buscar previamente orientação e ajuda de um advogado especialista em direito de família.
A expertise de uma advogada especialista em direito de família é fundamental durante o planejamento pré-divórcio. Uma profissional com experiência nessa área irá oferecer assistência de forma humanizada, prezando por orientações jurídicas claras e objetivas, prestando todos os esclarecimentos e sendo uma conselheira de forma individualizada, auxiliando na tomada de decisões de forma pensada e mais segura, para garantir os direitos da mulher.
O planejamento pré-divórcio é uma estratégia inteligente para enfrentar o término do relacionamento de forma mais assertiva, justa e organizada. Ao conhecer seus direitos, buscar orientação jurídica especializada e utilizar os recursos legais disponíveis, é possível evitar prejuízos financeiros e garantir um recomeço mais tranquilo para todos os envolvidos. Portanto, não deixe de considerar o planejamento pré-divórcio como um aliado essencial para proteger seus direitos e alcançar uma solução satisfatória no processo de divórcio.
Precisa de uma advogada? Encontre uma próxima a você na nossa página inicial.
Escrito por:
Lutando ao lado de mulheres e filhos contra homens abusivos e defendendo a garantia de um parto respeitoso e inclusivo
Parabéns, Doutora !!