Esse relatório apresenta uma revisão de pesquisas e casos que tratam da inclusão de gênero e seus impactos na macroeconomia de países, no retorno financeiro das empresas, bem como no retorno de intangíveis como reputação, turnover, inovação e retenção de talentos. Tais práticas impactam positivamente a lucratividade e a produtividade das empresas. O levantamento desses documentos foi feito em sites de empresas de consultoria, bancos, organismos internacionais e em bases de artigos acadêmicos sobre o tema, no período de 2010 a 2021.
Os resultados apontam para inúmeras métricas financeiras que sustentam o impacto positivo da inclusão de gêneros nas empresas, como preço da ação negociada em bolsa, retorno sobre investimentos e EBITDA. As métricas não financeiras também mostraram um impacto significativo no ecossistema das empresas e nos atores sociais envolvidos.
Entretanto, o levantamento demonstrou que esses estudos foram realizados em regiões específicas e em momentos distintos, o que não permite comparações e tampouco uma avaliação da evolução da inclusão de gênero nas empresas ao longo do tempo. Esse relatório sugere que sejam realizadas pesquisas longitudinais com a utilização de métricas semelhantes e que se investiguem mais profundamente relações de causalidade entre empresas mais lucrativas e igualdade de gênero.
Adicionalmente, seria necessário avaliar e apoiar as empresas de acordo com seus diferentes estágios de desenvolvimento. Os estudos realizados geram insights e oportunidades de novas pesquisas que ampliem os resultados obtidos até o momento.
Escrito por: