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Legal design: um novo e importante aliado na fidelização dos clientes

#Direito Digital#Direito Empresarial#Propriedade Intelectual

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Nada mais gostoso do que fidelizar um cliente, não é mesmo? Quando começamos a advogar, o primeiro questionamento é: Como atrair clientes? Mas, já parou para pensar que tão importante quanto atrair é fidelizar?

Transformar a experiência do cliente em algo agradável não é uma tarefa fácil, principalmente na advocacia onde não existe uma garantia de resultado.

O Direito sempre foi visto de forma fechada, tradicional e com um grande distanciamento corporativo, entretanto, em todo e qualquer serviço, incluindo o jurídico, é necessário o bom relacionamento com o cliente.

Com as novas tecnologias o perfil dos consumidores mudou e o relacionamento mais direcionado se tornou cada vez mais importante, veja algumas dicas para melhorar esta relação:

I.  O foco no ser humano para a tomada de decisão:

As empresas vivem em constante busca pela diferenciação na experiência de compras dos clientes, as antigas tendências de abordagem B2C (business to customer) and B2B (business to business), estão sendo substituídas pela H2H (Human to human). Partindo deste mesmo princípio, o foco do profissional do direito deve ser o ser humano, levando em conta todo o coletivo através de uma visão ampla de cada pessoa envolvida no processo desde os colaboradores até os clientes, isto é fundamental para a construção e transformação da jornada do cliente.

II.  Identifique as dores do seu cliente e solucione-as:

As relações humanas são construídas através do contato, dialogo, escuta ativa e empatia. Para uma experiência completa do seu cliente, se faz imprescindível um atendimento único, no qual o profissional compreenda todas as suas necessidades e apresente soluções efetivas.

III.  Adote o Legal Design:

O Legal Design é uma importante ferramenta na busca de soluções inteligentes para a advocacia, e possui cinco etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e validação de soluções.

A empatia está ligada a compreensão do problema, quando o profissional estuda o caso e compreende as reais necessidades do cliente. A partir desta análise, as ideias são organizadas e o objetivo é traçado.

Na ideação, o planejamento é compartilhado com o cliente, onde este pode e deve participar da tomada de decisão. Com a prototipação, o planejamento é colocado em prática levando em conta, toda estratégia elaborada junto à equipe e o cliente. Por fim, chegamos à validação de resultados, onde é feita aplicação dos testes com o objetivo de alcançar o modelo ideal de serviço jurídico.

IV. Agregue valor aos seus serviços jurídicos:

Quem disse que advogado deve falar “juridiquês”? Seu cliente quer participar e entender a solução do problema.

Para que a experiência do seu cliente seja de fato personalizada e inesquecível, esbanje no contato humanizado e busque ter uma visão além do Direito!

Escrito por:

Amanda Luz

\"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos .\"