Tempo de leitura: 4 MIN
MAS ELE NUNCA ME BATEU… A SUTILEZA DA PRISÃO SEM GRADES
• VAMOS FALAR SOBRE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA •
Definida pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), também pode ser chamada de “agressão emocional”. O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de controlar ou coibir suas ações e comportamentos, através de ameaças, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.
Se tornou crime previsto no Código Penal, no artigo 147-B, desde julho de 2021. As mulheres são as maiores vítimas deste tipo de crime, porém muitas têm medo de denunciar, pois são vítimas de seus próprios companheiros.
❗️É possível solicitar medida protetiva de urgência. Neste caso, é preciso que a violência tenha sido praticada no contexto doméstico, familiar ou em relacionamentos amorosos.
A violência psicológica deixa marcas invisíveis no corpo, mas profundas em sua alma, em razão disso trata-se de forma de violência de difícil identificação e muitas vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais.
? Como provar a violência psicológica?
É possível comprovar a violência psicológica utilizando a tecnologia a seu favor. Qualquer evidência das ameaças e manipulações, como prints de mensagens, gravar conversas, laudos profissionais e testemunhas.
O SILÊNCIO TAMBÉM MATA, DENUNCIE. LIGUE 180.
❗️Se te causa medo também é violência❗️
Precisa de uma advogada? Encontre uma próxima a você na nossa página inicial.
Escrito por:
Atuando com aquilo que acredito!