Tempo de leitura: 3 MIN
Segundo pesquisa divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): nos últimos dois anos, 572.159 medidas protetivas de urgência foram concedidas para mulheres e meninas vítimas de violência doméstica no Brasil.
Sabemos que, durante o período pandêmico a violência doméstica aumentou consideravelmente, mas precisamos destacar que estes números alarmantes representam o fato do Brasil ocupar o quinto lugar no ranking de países mais violentos para mulheres, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O CNJ também revelou que nove em cada dez pedidos de medidas protetivas são concedidos pelo Poder Judiciário a fim de garantir a proteção das mulheres e meninas vítimas de violência doméstica.
Para além das decisões machistas, da revitimização de mulheres violentadas, da violência institucional que vivenciamos diariamente no sistema judiciário, é válido ressaltar a relevância da medida protetiva, que é capaz de salvar vidas.
Do lado de cá, continuaremos trabalhando para que as medidas protetivas sejam concedidas dentro do prazo legal e que protejam efetivamente as vítimas de violência doméstica.
Está passando ou passou por alguma destas situações? Precisa de uma advogada? Encontre uma próxima a você na nossa página inicial.
?Fonte: https://www.conjur.com.br/2022-ago-24/cada-10-pedidos-protetivas-sao-concedidos-judiciario
Escrito por:
Advogada, mas não só.